Por Que Meu Marketing Não Funciona

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Você está investindo dinheiro e não está recebendo o retorno planejado, certo? Isso pode acontecer por diversos motivos. Para te ajudar listamos a seguir 4 motivos que podem estar atrapalhando o crescimento da sua empresa e fazendo a sua estratégia de marketing não funcionar.

 

Pesquisa de mercado

 

O problema mais macro que você pode estar enfrentando é que talvez o mercado do seu produto já esteja saturado. Se esse for o caso é preciso se reinventar. Quanto mais saturado, mais caro é para estar nas primeiras páginas do Google.

 

Se esse for o seu caso, recomendamos que você realize uma pesquisa para encontrar um diferencial competitivo que pode te colocar em um outro patamar e utilizar palavras-chave com um bom volume de buscas, mas menor concorrência. 

 

Falta de planejamento

 

O marketing digital não é uma campanha patrocinada. É o conjunto de ações realizadas de forma coordenada. Se por exemplo, você patrocinar um post nas redes sociais, mas sua página não passar confiança, o usuário não irá comprar o seu serviço ou produto. Por isso, o marketing não deve ser feito “de qualquer jeito”. 

 

Ressaltamos que um blog pode demorar de 6 meses até 1 ano para ter um bom resultado. Como uma planta, em que o primeiro crescimento é embaixo da terra e não conseguimos observar.

 

Ao analisar o mercado do seu produto e conhecendo cada vez mais o seu cliente, você conseguirá planejar conteúdos mais assertivos para engajar o público-alvo e transformá-los em leads. 

 

Lembramos que você deve pensar em conteúdos de topo, meio e fundo de funil. 

 

Ao fazer o planejamento do texto, você também precisa fazer a pesquisa de palavra-chave, para saber se o tema que você deseja produzir tem um bom volume de buscas. Assim, é preciso verificar quais as melhores palavras para utilizar e ter o melhor retorno.

 

No planejamento também deve ser considerado o tempo sem retorno e qual o investimento será necessário durante esse período.

 

Tempo de estratégia 

 

Como descrevi no item anterior, da mesma forma que uma planta cresce embaixo da terra, assim funciona a estratégia de conteúdo. Ou seja, você pode estar no caminho certo, mas ainda não está vendo os resultados só por uma questão de tempo. 

 

Analise se esse é o seu caso. Sua estratégia deve conter pelo menos 6 meses para que você comece a enxergar resultados concretos. 

 

Conhecimento do assunto

 

Verifique se você não está escrevendo conteúdos que já estão saturados ou se a linguagem utilizada não é a ideal para o público. Você pode não estar alcançando potenciais clientes pela forma como está comunicando sua mensagem.  

 

Faça uma pesquisa para entender qual o melhor tom de voz, canais de divulgação e formas de conversas com o seu público-alvo. 



Esses motivos são os motivos mais comuns para o seu marketing não estar funcionando. Verifique cada item na lista acima e faça os ajustes necessários. 

 

Compartilhar a sua dúvida ajuda a identificar o que precisa ser melhorado. Quem nunca foi fazer uma pergunta e a resposta apareceu ao mesmo tempo? O importante é não desacreditar. Tenha resiliência!

 

Então, comente se você ficou com alguma dúvida, quem sabe consigo te ajudar!